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1 - Sync
2 - Bugs, Glitches & Other Things
3 - Dicas
4 - GTA & Video Configs

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Sync
- Sync = Sincronia
- Info: Digamos que a sincronia do SA-MP não é das melhores, apesar de o jogo apresentar muitos players com ping baixo (60~100) como o CounterStrike (usando somente ele como exemplo), muitas coisas influenciam alem do ping.
- Influências no ping e fps de players (que por causa da sincronia, prejudica outros players): um computador que atinge no minimo 25 FPS (Frames per Second/Quadros por Segundo) roda normalmente o GTA SA-MP sem problemas na sincronia, junto a um ping de 80~120, que é o "minimo" pra se jogar "direitinho"
- Players laggers: No SA-MP é normal haver players lagados (lag do tipo FPS) que vc ve ele "indo e voltando" ou "passando varias vezes no mesmo lugar", ou até mesmo aqueles que vc atira e percebe que demora para receber os danos, ou que tem um atraso (lag do tipo PING) que vc pode passar por ele correndo, e qdo vc ver parece que ele atira em sua "sombra" (por onde vc passou) pois as informaçoes xegaram atrasadas para ele.
- Lag FPS: Ocorre qdo player tem menos de 25 FPS (alguns casos até menos de 20, que sao os mais criticos) e portanto vc ve realmente que eles andam devagar...
- Lag Ping: Quando um player apesar de ter uma FPS alta, nao importa muito pois seu ping é alto e acaba tendo essa diferença na sincronizaçao entre o player/server, server/outro player...
- Diferenças de sincronia nos jogos: Em outros jogos quando um player tem algum problema com FPS ou Ping, normalmente ele é o unico prejudicado, pois quando se joga um jogo tipo CS, se jogar com FPS baixa vc vai continuar do mesmo jeito pra os players, mas vai ser dificil de jogar, e quando se tem PING alto, vc verá os players "teleportando" no mapa, mas os players irão ver vc normal, e mesmo vc n vendo que é atingido, vc será, que é o que nao acontece no samp, digamos que ele é "totalmente client side", pois somente o que acontece no client do player é válido (ou pelo server)
Obs: A sincronia do MTA é um exemplo também, pois é como os outros jogos e não como samp.
- Client Side: Coisas que acontecem somente no client do player (no jogo de tal pessoa), por exemplo o uso de CheatEngine na maioria dos jogos é ClientSide, que só modifica o jogo para o Client, e nao para o Server (quando modifica para o server, modifica para todos otros players).

Bom, com base nisso ja da pra ter uma ideia ampla sobre o que é sync e como funciona no SA-MP e a diferença de otros jogos


Bugs, Glitches & Other Things
- Info: Bugs, como o nome ja diz, "defeitos", nesse topic dos bugs vou falar de alguns bugs do samp (juntamente á sync, pq eu axo q no samp, eles andam juntos, infelizmente u.u)
- Bugs do SA-MP: Coisas que todos sabem é que carros não explodem sem motorista no SA-MP, um dos principais bugs (ou talvez algo que foi feito de proposito) é esse, muitas vezes é usado carro para se proteger de players (ou até mesmo ficar de carona para n receber danos) e até mesmo "desincronizar" carros para se beneficiar do bug da sync e ter vantagens sobre o inimigo
- Bug frequente: Uma coisa que acontece varias vezes é de um player estar matando outro e aquele tal player foge, o player que estava matando ele entra em um veiculo e sai, logo após o OUTRO player, que estava quase morrendo, morre e aparece que foi DB (bug do SA-MP, completamente normal, ou nem tanto aosiehioseh)
- Bugs de Sync(Veículos) - (pode nao ser considerado bug, mas axei melhor deixar nesta area):Normalmente vc ve um player na sua frente, e entao ele parece meio "travado", quando vc vê ele esta em um carro, bem longe de ond estava antes, isso eh um bug normal de sincronia do seu client com o client do otro player, o mesmo acontece quando 2 entram ao mesmo tempo em 1 carro, 1 se teleportando pro local do otro...
- Bug do "Robozinho": Muito frequente em qualquer servidor (ainda mais em um com muitos players como Click21), o que ocorre é um erro na animaçao do player, vc vê ele "caminhar parado" como se fosse um robozinho andando com uma esteira nos pés, basta dar /sync para resolver o problema (tem vezes que é preciso dar 2x) portanto nao abusem disto e qdo verem alguem assim, fale para o player dar /sync (avise-o que é o mais correto a se fazer)
BikeJump & FastShot: BikeJump é um "bug" do proprio GTA e nao do SA-MP, mas como players usam no SA-MP estou citando, é qdo um player faz certo movimento na bike que o faz saltar muito alto.
FastShot é quando um player atira rapidamente com armas Walking, do tipo Desert Eagle, Combat Shotgun (C-bug, Glitch)
E outro bug do mesmo tipo é o de correr com armas walking, desert, m4, etc... não muito usado pois n tem utilidade.


Dicas
- Dicas de Duelo: Muitos players reclamam de varios players serem cheater por não receber dano e tal, normalmente por serem lagados ou por saberem se esquivar dos tiros, SA-MP alem de SKILL o player tem q ter sorte, ou ser bom o suficiente para pegar o tempo certo do lag do player e conseguir acertá-lo, minha dica (que é o que todos fazem) é prestar sempre atençao em aonde vc atira e aonde o player leva o dano, sempre atirar mais á frente do player para ter mais chance de acertar (dependendo se ele corre/caminha aumenta/diminui a distancia é claro)
- Reports: Sempre ao ver que um player é usuário de Cheats, use /report ID Motivo, pois se vc falar no chat o player pode rapidamente desligar o cheat e entao dificultará o trabalho dos admins, que ja é dificil, ex: /report 49 no reload
- Tags mais usadas e punições: (no servidor Click21)

 

 

GTA & Video Configs
- Configurando GTA: Quando entrar no jogo vá nas opçoes de video, dps avançadas (advanced) coloque o Draw Distance no minimo, desative frame limiter (o frame limiter on, deixa fps limitada á 25fps, q n eh o recomendado) video fx mude para LOW e deixe a resoluçao como preferir (de 800x600 á 1024x768, se seu computador suportar mais sem perda de fps, melhor...) e nao use anti aliasing (msm coisa, se seu computador suportar sem perda de fps, melhor...)
Configurando Placa de Video: (ATi/nVidia): Nas 2 placas é bem facil, nelas tem configuraçoes de video bem simples e hoje em dia vc pode axar drivers em portugues no site das 2 empresas. Vá nas configuraçoes das placas e desative o VSync (Vsync = vertical sync) e tem uma otra opçao q muda o nome pros drivers ATi e nVidia (Mipmap Quality ou Level), mas as opçoes sao sempre: "Alto Desempenho" "Desempenho" "Qualidade" "Alta Qualidade", deixe em Alto Desempenho (pode ficar meio ruim em alguns jogos por tirar qualidade de fotos in-game, entao se preferir deixe Desempenho)
OverClocks: Não vo ensina pq se vcs queimar algo do pc vao fala q a culpa é minha u.u aoiehaheaiseiaheio